segunda-feira, 7 de junho de 2010

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Leituras da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Encerramento do Ano Sacerdotal
Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero
Antes de ler, reze:
Deixai, ó Jesus, que em vosso Coração Eucarístico, depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa pátria; atrai ao vosso altar os filhos do nosso Brasil; chamai-os como instância ao vosso ministério!

Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes; afervorai-os, purificai-os , santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito de vossa Igreja.

Não consintais, ó Jesus nós Vos suplicamos, que debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas, profanados os vossos mistérios de amor.

Com instância vos pedimos: deixai que a misericórdia de vosso Coração vença a vossa justiça divina por aqueles que se recusaram à honra da vocação sacerdotal, ou desertaram das fileiras sagradas.

Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Rainha dos Sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração.
Ó Maria, ao vosso coração confiamos o nosso Clero: guiai-o, guardai-o, protejei-o, salvai-o!

Coração Eucarístico de Jesus, modelo de Coração Sacerdotal:
Tende Piedade de nós, santificai os Sacerdotese enviai operários para vossa messe. Amém

Nossa Senhora Rainha do Clero, rogai por nós e por todos os sacerdotes.


I leitura - Ez 34,11-16
11. Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas.
12. Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas tresmalhadas, assim me inquietarei por causa do meu; eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas.
13. Eu as recolherei dentre os povos e as reunirei de diversos países, para reconduzi-las ao seu próprio solo e fazê-las pastar nos montes de Israel, nos vales e nos lugares habitados da região.
14. Eu as apascentarei em boas pastagens, elas serão levadas a gordos campos sobre as montanhas de Israel; elas repousarão sobre as verdes relvas, terão sobre os montes de Israel abundantes pastagens.
15. Sou eu que apascentarei minhas ovelhas, sou eu que as farei repousar - oráculo do Senhor Javé.
16. A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Apascentá-las-ei todas com justiça.


II leitura - Rm 5,5-11
5. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.
7. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer.
8. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
9. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.
11. Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!


Evangelho - Lc 15,3-7
3. Então lhes propôs a seguinte parábola:
4. Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
5. E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,
6. e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.
7. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.


Reflexão
Estar com Deus é "arriscar o coração" (Jr 30,21), "buscá-lo de todo coração" (Dt 4,29), "amá-lo de todo coração" (Dt 6,5).
mas o coração humano seguiu "a inclinação do seu mau coração" (Jr 7,24). Era preciso "um coração puro"(Sl 51,12), e um "coração novo" (Ez 18,31). Deus prometeu: "Dar-vos-ei um coração novo" (Ez 18,31). Foi em Jesus Cristo que esta promessa se cumpriu. Ele lembra: "é preciso receber a palavra num coração bem disposto" (Lc 8,15), "amar a Deus de todo coração" (Mt 22,37), "perdoar ao irmão do fundo do coração" (Mt 22,37) E é aos corações puros que Jesuspromete a visão de Deus (Mt 5,8)Ele mesmo se mostra manso e humilde de coração.
Jesus é o manso cordeiro imolado por causa de nossos pecados. "Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus" (II Cor 5,21) e teve seu Coração furado pela lança, de onde jorrou Sangue e Água, e de onde brotaram os Sacramentos da Igreja.
Hoje com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja encerra o Ano Sacerdotal, proclamado pelo Santo Padre no ano passado em 19 de junho.
Rezemos cada vez mais nossos sacerdotes sejam santos.
Peçamos que eles tenham discernimento para conduzir nossas comunidades.
Peçamos também pelos sacerdotes doentes e pelos que se encontram em crise vocacional.
Peçamos por nossos Seminários, seminaristas, padres formadores e associações que promovem as vocações sacerdotais.
Que em todas as coisas seja Deus glorificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário